Numa das variadas aulas produtivas de Psicologia começamos a falar sobre as emoções, o que são e como é que as coisas mudaram em relação a demonstra-las.
A aula decorreu normalmente, o professor a falar e nós a ouvir e a aprender hahah
Falamos da diferença entre anos 40/50 e atualmente, em que demonstramos as nossas emoções com a maior naturalidade de sempre enquanto que antes tínhamos que as esconder por questão de ficar bem na sociedade.
Mas aquilo que me marcou nesta aula foi o momento em que o stor pediu para pegar-mos nos nossos telemóveis e enviar uma mensagem a uma pessoa que amassemos e dizer-mos o quanto gostamos dela. Todos achamos a ideia ótima, pegamos no telemóvel e mandamos as mensagens às nossas mães, pais, namorados ou mesmo amigos. Ora, aquilo que me impressionou foi, as respostas! As respostas que demonstraram o quão pouco nós dizemos que amamos as pessoas. Até foi engraçado um dizer à mãe que a amava e ela perguntar ''O que é que me vais pedir?''.
Nós demonstra-mos tão pouco os nossos sentimentos, nós dizemos tão pouco que amamos os nossos pais que quando o fazemos, eles acham estranho, pensam que queremos qualquer coisa. Porque é que fazemos isso? Talvez porque achamos que eles já sabem isso, portanto ficamos naquela ideia de que não é necessário dizer-lhes isso, o que é meio errado porque é sempre bom dizermos às pessoas que gostamos aquilo que nos vai na alma, demonstrar-mos os nossos sentimentos.
Então, tal como o meu professor nos desafiou, eu desafio-vos a escreverem para uma pessoa que amem, os vossos pais, mães, namorados, alguém! Peguem no telemóvel e digam que os amam!
Posted by Abby
6 comentários
Por acaso tenho esse "costume/hábito" de dizer às minha pessoas o quanto gosto delas, e ao inicio as suas caras eram de "WTf?", porém como se tornou um habito sentido e sincero, também ouço alguma resposta da outra pessoa.
ResponderEliminarPor vezes esquecemos muito de dizer às pessoas aquilo que significam para nós e acho que essas reações também se devem a isso. Beijinhos*
ResponderEliminarParece-me que tiveste uma aula bastante produtiva e é sempre giro esse tipo de aulas porque são essas as aulas em que nós reflectimos e conseguimos perceber o quão às vezes falhamos em não sermos tão carinhosos com as pessoas que estão ao nosso lado.
ResponderEliminarHonestamente, acho que o problema é mesmo esse, acharmos que as pessoas sabem o que sentimos. E até podem saber, mas não podemos cair no erro de deixarmos de dizer o quanto as amamos. Porque as nossas emoções, os nossos sentimentos, precisam de ser ditos verbalmente. As pessoas que nos são importantes também precisam de nos ouvir dizer isso.
ResponderEliminarPor acaso é um habito que nao tenho muito...
ResponderEliminarOlá, conforme a idade vai avançando as emoções vão mudando, deixamos de nos emocionar com alguma coisas e começamos a emocionar com mais facilidade com outras, os gestos carinhosos diariamente com a(s) pessoa(s) que amamos, é mais forte e muito mais significativo do que dizer amo-te, são os gestos e as atitudes que melhor dão a compreender o amor que se sente.
ResponderEliminarAG