Ansiedade | Em que se pensa?

By Abby - 05:06

art, illustration, and drawing image

Tal como eu voltei, também voltaram os meus posts sobre a ansiedade. Hoje trago-vos aquilo que se costuma pensar no dia a dia de alguém com ansiedade. 
Só queria informar que tudo o que vos digo é apenas experiência pessoal e que a ansiedade apesar de ter sintomas comuns não afeta de igual forma toda a gente. 

Trago-vos este post porque na próxima semana vou ver um jogo de futebol ao estádio, e digamos que está casa cheia e tendo eu ansiedade já pensei em tudo de mal que podia acontecer. Vou vos falar deste caso em particular, o que eu penso antes de ir a algum sítio que tenha medo.
Eu adoro ver jogos de futebol, e ver no estádio ainda é melhor, porém o meu cérebro decide não pensar nas coisas positivas disto e pensar naquilo de mal que pode acontecer. Em 2017 também já tinha ido ver um, e já tinha ansiedade, e a verdade é que me senti com a mesma ânsia que agora e tive um mini ataque de pânico antes de entrar no estádio. Mas a verdade é que depois disso tudo ficou bem, as minhas irmãs queriam me levar para casa mas eu quis enfrentar, não achava justo perder um jogo que queria tanto ver por causa da minha ansiedade, e derrotei-a. 

Acho que a melhor forma de explicar os meus pensamentos é fazendo basicamente uma lista de muitos deles:

  • Posso me sentir mal no estádio;
  • Se me sentir mal como é que vou sair de lá?;
  • E como é que alguém me vai ajudar se está lá tanta gente?;
  • Se houver conflitos eu não vou aguentar;
  • E se o nosso sítio for mau para a minha ansiedade?;
  • Se eu me sentir mal vou estragar o jogo às minhas irmãs;
  • E se eu não controlar a ansiedade e tiver uma ataque de pânico forte?

Eu sei, parece angustiante e realmente é! A forma que eu tenho de ultrapassar isto é substituir estes pensamentos por pensamentos positivos como ''No ano passado eu consegui ver o jogo; eu sou mais forte do que aquilo que penso; eu sou uma pessoa normal por isso eu consigo fazer isto; eu sou capaz disto;''

A melhor coisa a fazer seria nem ter este tipo de pensamentos, mas sinceramente isso é muito muito complicado, e a minha ansiedade não está controlada a esse ponto. O que faço para me obrigar a esvaziar deste tipo de pensamentos também é meditação, normalmente de 20 ou 30 minutos, de forma a que fique num ponto de relaxamento que nada me afete. Se tenho medo de ir? Tenho. Mas sou mais teimosa que a ansiedade e mesmo que me sinta mal não vou desistir. 

Posted by Abby

  • Share:

You Might Also Like

2 comentários

  1. Não sei como te ajudar, eu nunca fui a um jogo de futebol, mas o ano passado fui ao Marés Vivas pela primeira vez. Foi a primeira vez que fui a um concerto, a queima não conta, e comecei a entrar em pânico a meio do concerto do David Guetta, porque eram muitas luzes e muuuuuuuuuuita gente. As luzes sempre a piscar e a sensação de não ter para onde fugir caso acontecesse alguma coisa foi horrível. Não queria assustar as minhas amigas, por isso não disse nada. Fechei os olhos e comecei a concentrar-me na respiração e passado uns bons minutos tinha medo, mas já não estava mal, consegui divertir-me. Acho que o importante é tentares relaxar, perceber que não é preciso ter medo e não desistir! :*
    Btw outro episódio foi no autocarro para a queima que ia sobrelotado e mais uma vez só me apetecia chorar, mas fiquei a olhar pela janela a pensar na respiração e consegui controlar-me e acabou por nem ser muito mau.
    BEIJINHOS

    ResponderEliminar
  2. Oh querida. Não sofro de ansiedade, mas vivo perto de quem a sente e sei o quão angustiante pode ser. As pessoas tendem a desvalorizar, mas é um assunto sério e não sabendo bem o que te dizer, porque isto é uma luta tua, só te desejo força e que nunca pares de acreditar em ti. Há forças dentro de nós que desconhecemos e como já aconteceu, elas aparecem!
    Um beijinho <3

    ResponderEliminar