Ansiedade | Formas de melhorar

By Abby - 16:17

Hey! Deixo já o aviso que este post não é pura e simplesmente dedicado a quem sofre quem ansidade patológicamente. Se és uma pessoa mais ansiosa, ou simplesmente queres introduzir novos hábitos na tua vida isto é para ti.
As dicas que irei deixar fazem bem a qualquer pessoa, mas particularmente a quem sofre com ansiedade isto porque quem sofre com esta patologia deve mudar as suas rotinas e não se deixar entrar num beco sem saída.


  1. Meditação
Resultado de imagem para meditaçao tumblr

Meditação é das coisas melhores para o corpo humano. Deixa-nos o corpo relaxado e parece que a vida fica melhor. Podemos estar uma pilha de nervos, em 20 minutos o problema é resolvido. 
Claro que meditação não resolve problemas, mas demonstra-nos que devemos reservar um tempinho do nosso dia para pensarmos em nós e acalmar-mos, para focarmo-nos no momento presente e não no futuro ou passado.
Aconselho os principiantes a fazerem meditação guiada, pois apenas desta forma é que podem aprender como é que realmente se medita, e para tal podem apenas pesquisar no youtube ''Meditação guiada x minutos'' (conforme o tempo que pretendem reservar para a meditação). 
Existem também algumas aplicações como a Lojong que eu já falei aqui.


    2. Caminhar
Resultado de imagem para caminhar tumblr

Sim, caminhar é outra coisa que faz milagres. Mas caminhar em sítios calmos é mais aconselhado, como um parque, à beira rio rio, ou na praia. Na altura em que andava no psiquiatra foi ele que me aconselhou a caminhar, penso que é pelo facto de controlarmos a respiração e batimentos cardíacos (sim porque a ansiedade está intrinsecamente ligada a sintomas físicos). 
Eu tenho uma praia fluvial perto de casa e adoro passear por lá, está repleta de árvores e de relva, e para melhorar ainda tenho o som da natureza e da água. Realmente acalma-me e parece até que me alegra. 


   3. Pintar
Resultado de imagem para colorir anti stress portugues

Esta pode não resultar com todos, principalmente com aqueles que não gostam de pintar claramente haha. Mas para quem gosta de fazer existem uns livros anti-stress com determinados desenhos para pintar que realmente ajudam, isto porque acabamos por focar toda a nossa atenção no desenho e nos seus pormenores o que acaba por ajudar noutras situações em que a ansiedade nos incomode. Devem encontrar estes cadernos em qualquer supermercado.


  4. Yoga
Resultado de imagem para yoga

Yoga é um pouco como a meditação, mas ao invés de estarmos sentados/deitados no nosso sitiozinho, estamos em determinadas posições.
Já pratiquei yoga e nunca estive naquelas aulas. Quem tem interesse e possibilidades económicas acho que é bom entrar nessas aulas, até se torna mais fácil aprender visto que há um professor presente. No entanto, para aqueles que não se sentem confortáveis ou não têm possibilidades para tal, existem vídeos no youtube de professores de yoga que explicam tudo e funciona da mesma forma. Foi assim que aprendi e foi pelo youtube que sempre pratiquei, fica então à vossa escolha. Ajuda imenso a relaxar e ainda faz bem ao nosso corpo. 


   5. Exercício físico
Resultado de imagem para workout

Fazer algum exercício diáriamente também ajuda imenso. Principalmente quando não se sai de casa e se é preguiçoso o dia inteiro. Não é necessário nada de intensivo, depende das preferências. Poderá ser no ginásio ou mesmo em casa.
O importante é fazer alguma coisa, nem que seja meia duzia de abdominais e agachamentos, apenas fazer com que o corpo exercite, isso é muito importante.


Em conclusão ser produtivo é uma das chaves para combater a ansiedade. Eu própria sinto que quando sou mais preguiçosa e passo um dia no sofá parece que já está tudo mal, e se nesses dias tiver que sair de casa ao fim do dia até me custa e parece que nunca estou bem. 
Existem outras formas mas deverei colocar numa outra publicação para não ficar demasiado grande. 

Posted by Abby

  • Share:

You Might Also Like

2 comentários