Antes que o café arrefeça - Toshikazu Kawaguchi

By Abby - 07:21

 Li 95 livros num ano e estes são alguns dos meus preferidos - Saber Viver

Antes que o café arrefeça conta a história de um café com mais de cem anos onde temos a possibilidade de voltar ao passado. Ao longo deste livro são apresentadas quatro histórias de quatro mulheres que decidem regressar ao passado por diversas razões, desde falar com o namorado até conhecer a filha que nunca viu. No entanto, ao longo da leitura da narrativa descobrimos que as viagens ao passado trazem consigo determinadas regras e riscos e além disso, nada do que façam pode alterar o presente.


O que tenho a dizer sobre este livro? Infelizmente, não adorei. Numa escala de 0 a 5, dou um 3. A história em si é boa, é muito cativante. Aliás, foi isso que me levou a comprar o livro. A possibilidade de voltar ao passado, de haver um café específico que permite isso, as regras, os riscos, as histórias. No entanto a escrita em si ficou muito aquém. Tínhamos personagens muito interessantes cujas histórias não foram contadas ou foram muito resumidas. Ou seja, é um livro que tinha tudo para ser muito bom, mas acabou por ser intermédio. 

Não há um desenvolvimento das personagens e o facto de serem contadas quatro histórias num livro pequeno fez com que nenhuma história fosse devidamente desenvolvida. Então ficam muitos aspetos interessantes por explorar. No entanto, tal como referi acima, a história e a ideia são boas, e inclusive as histórias das viagens das personagens são interessantes, no entanto, são pouco desenvolvidas. 

Além disso, SPOILER ALERT, as regras sobre as viagens ao passado são nomeadas consoante o que dá jeito. Ou seja, inicialmente são referidas determinadas regras e no desenrolar da história são acrescentadas mais de forma a dar lógica à narrativa (?). 

Mas é um livro que se lê rápido e não desaconselho a leitura, até porque sendo um best-seller significa que muitas pessoas gostaram e esta é apenas a minha opinião :)


Posted by Abby


  • Share:

You Might Also Like

0 comentários