Ansiedade| Como controlar

By Abby - 08:50

@ematimofei

Há diferentes formas de controlar a ansiedade e várias técnicas e como percebi com o post anterior que existem mais pessoas a sofrer disto, decidi partilhar convosco.
A ansiedade deve ser controlada longo prazo e não pensarmos só no que fazer num momento em que estamos a ter um ataque de pânico, então vou vos deixar dicas para ambos os momentos.

A longo prazo:
- A alimentação que temos afeta imenso o nosso corpo e o nosso sistema nervoso. Para pessoas ansiosas a cafeína é como um veneno e faz imenso mal, portanto se tens ansiedade ou andas ansiosa, corta no café, vais te sentir muito melhor.
- Ainda sobre a alimentação beber muita água é importante, para a nossa mente estar bem o nosso corpo também tem que estar. E claro que além de deixar o café e beber muita água é importante tentarmos comer alimentos saudáveis.
- Praticar yoga! É algo que ajuda imenso e só nos faz bem! Faz bem ao corpo, faz bem à mente, aumenta a nossa flexibilidade e faz-nos realmente sentir melhor.
- Meditação. Já fiz um post sobre uma aplicação para ajudar na meditação, a Lojong, e continuo a aconselhar vivamente. Para quem anda ansioso ou sofre de ansiedade, praticar meditação ajuda imenso mesmo, no final das práticas o nosso corpo está relaxado e calmo e simplesmente nos sentimos melhor connosco.
- Evitar espaços com muita gente! É importante tentarmos evitar os sítios que tem muita confusão, tentar andar pelos sítios que tem menos gente ou esperar por horas em que sabemos que não vai lá estar uma multidão furiosa que nem nos deixa respirar! 
- Evitar ficar nervosa/o! Por vezes parece difícil, irritamo-nos com as coisas mais simples do mundo e não percebemos o mal que isso faz ao nosso corpo e à nossa alma!! Eu comecei a notar ao longo do tempo que se eu me irritasse com algo ou com alguém e discutisse eu ficava muito mal no fim do dia, porque era o acumular de tudo!

Num ataque de pânico:
Durante um ataque de pânico há várias coisas que podemos fazer, mas o mais importante é controlar no início do ataque, não deixar que ele se prolongue e que chegue a um nível que nós não queremos. Então vou deixar alguns ''truques'' que acalmam o nosso corpo e ''ligam'' o nosso sistema nervoso parassimpático dizendo ao nosso cérebro que está tudo bem e que não há razão para entrar em pânico.


  1. Técnicas de respiração. Há uma técnica muito boa que mal comecemos a sentir o nosso coração a bater tão de força que parece que vai saltar fora do nosso peito se a fizermos isso para numa questão de segundos. Inspirar por 4 segundos, suster o ar por 7 segundos e expirar por cerca de 8 segundos
  2. Pensamentos positivos. É essencial esvaziar a nossa mente de todos os pensamentos negativos e não pensar que nos vamos sentir mal e que vamos desmaiar, etc. Enquanto fazemos a pratica de respiração é crucial dizer para nós mesmos ''Vai tudo correr bem''; ''É só ansiedade, eu tenho controlo sobre isto''; ''Eu sou forte, eu sou capaz''.
  3. Caso nada disto esteja a resultar fechar os olhos e pensar num sítio que nos acalme é bom. Para isso devemos pensar que para chegar a esse sítio é necessário descer 10 escadas, e para cada uma  dessas escadas devemos inspirar pelo nariz e expirar pela boca 10 vezes, uma por cada degrau! Após isso, o nosso ritmo cardíaco já vai estar nos níveis normais e só temos que pensar num sítio calmo, como um jardim, ou uma cascata. Pensar em sons calmos e cheiros bons e relaxantes!
  4. Para quem sente tonturas ou se sente zonza em ataques de pânico é importante focar-nos num ponto. Pessoas ansiosas não têm realmente tonturas, é chamada a sensação de tontura, portanto nós só temos que mostrar ao nosso cérebro que aquilo não está mesmo a acontecer. Se isso acontecer apenas se foquem num ponto, pode ser um ponto na parede, ou algo do género. Ides notar que a sensação vai passar.
  5. Se nada disto resultar não se sintam fracos, ou que falharam. Acreditem, falo por experiência própria, pensar assim só vai fazer pior! Fiquem feliz por cada vez que conseguiram e não se sintam mal por não terem conseguido. Ansiedade é uma coisa que se combate aos poucos, falo eu que já a tenho desde 2014 (apesar de só ter descoberto em 2016). Caso não consigam guardem todas as vossas forças e pensem que na próxima vão conseguir!
 Só espero que este post chegue a pessoas que sofram de ansiedade e que consiga realmente ajudar alguém! Tenho andado bastante melhor comigo e só quero isso para outros!

Posted by Abby

  • Share:

You Might Also Like

8 comentários

  1. Excelente partilha! É bom sabermos aquilo que se pode fazer nestes casos

    ResponderEliminar
  2. Adorei as dicas , algumas delas já as meto em prática porque como sabes sofro deste mal também. Gostei muito e vou verificar a aplicação que falaste pois não conhecia:)

    ResponderEliminar
  3. Muito obrigada pelas dicas :). Sofro muito com a ansiedade, embora nunca tenha tido ataques de pânico, mas é sempre bom saber o que fazer nesses casos.
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  4. Por acaso sou muito nervosa, mas um ataque de ansiedade nunca tive, mas depois de ler o que escreveste já sei o que fazer caso tenha algum dia um.

    ResponderEliminar
  5. Gostei imenso do post, deixaste ótimas dicas que se podem usar! Apesar de às vezes, andar mais ansiosa, não consigo largar o café haha

    https://mundodablue.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Já desmaiei num ataque de pânico onde simplesmente tinha muitas pessoas à minha volta, se me voltar a acontecer não sei se irei conseguir controlar :( Beijinhos*

    ResponderEliminar
  7. ainda bem que essas dicas te ajudam e que te andas a sentir melhor contigo própria! x

    E. ♥ Meet me for Breakfast

    ResponderEliminar
  8. adorei o teu blog! ganhaste uma nova seguidora!
    passa no meu e diz o que achas!
    beijinhos
    http://eyeelement.blogspot.pt

    ResponderEliminar